REDECOMEP é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cujo objetivo é implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país. O modelo adotado se baseia na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes para assegurar sua autossustentabilidade.
A REDECOMEP que abrange a região metropolitana de Porto Alegre foi batizada de metropoa, atendendo as cidades de: Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gravataí. A rede foi inaugurada em 2010 e é o resultado de um consórcio de 15 instituições acadêmicas (28 pontos) de pesquisa e parceiros como a CEEE e PROCEMPA, que iniciou com a passagem de aproximadamente 85km de cabos ópticos. Atualmente participam 19 instituições em 41 pontos de conexão, abrangendo 190 km de extensão e atendendo mais de 180 mil usuários.
Nossa intenção é continuar a expansão para atender grande parte da região metropolitana de Porto Alegre, auxiliando no desenvolvimento da região.
Mapa da rede Metropoa – 2010