Depoimento de Leandro
E assim foi o primeiro “Ping” da rede metropoa!
Para os que não são da área, podemos dizer que esse foi o primeiro “suspiro” dessa criança chamada metropoa. Imediatamente comunicado, “sem filtros” e sem muitas explicações, aos que estavam envolvidos diretamente.
Aos observadores e supersticiosos, notem a data e hora do nascimento: dia 13 de agosto de 2010 as 13:33 conforme esta na mensagem. A ativação era prevista para o inicio da manhã, mas quis o destino que ocorresse as 13:14 min (quase)!
Ah sim, já ia esquecendo, era sim, uma sexta-feira 13, as 13h…
E como diria meu amigo e antecessor, sr. Fernando Krahe (em memória):
“Um show de Horror!”
Mas não foi!
A partir desse momento a rede floresceu vigorosamente! Ao longo desses 10 anos ela resistiu valorosamente as falhas e intempéries! Resistiu a roubos de cabos, incêndios, acidentes, raios e quedas de árvores, falhas de equipamentos, às obras da copa, ao crescimento da cidade e todo aquele tipo de problemas que se espera de uma rede de fibra óptica em uma região metropolitana sofra.
Todas as maiores dificuldades foram até chegar naquela sexta-feira 13! Recursos financeiros, projeto executivo, convencimento das instituições que esse era o caminho a ser seguindo, o projeto executivo, a licitação para construção, os contratos com a companhia de energia elétrica, as famosas “licenças ambientas”, as inúmeras tentativas de acordos com parceiros – a maioria frustradas!
Olhando para trás hoje, tenho uma ideia mais clara do que foi construído, e do valor que a rede metropoa trouxe para Porto Alegre.
Esse sucesso alcançado permitiu que, após quase uma década, a rede avança para a região dos sinos, finalmente superando os problemas de 2010!
Pois como se diz: “No fim das contas tudo dá certo, e se ainda não deu certo é porque ainda não chegou ao fim!”
Leandro Bertholdo
Coordenador Técnico PoP-RS 2000-2018