No último dia 4 de julho, o circuito entre a UNIRITTER e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi abruptamente interrompida. Após inspeções detalhadas no circuito, descobriu-se uma causa curiosa para o problema: um gamba foi encontrado dentro da caixa de emenda subterrânea localizada na TecnoPUC. Segundo especulações, o nosso amigo gambá expulsou uma família de roedores que haviam construído um ninho na caixa e roeram o cabo, danificando parcialmente as fibras. Com o trânsito do gambá pelas tubulações, a fibra acabou sendo rompida.
Para que o animal não fosse estressado, a situação exigiu paciência dos nossos profissionais na realização da manutenção da rede, ou seja, os reparos só puderam ser feitos na ausência do animal.
No dia 10 de julho, finalmente foi realizado o lançamento dos novos cabos e assim a integridade da rede Metropoa foi reestabelecida. Foi solicitado que o departamento de biologia da PUC-RS fosse acionado para a retirada do animal em segurança.
Esta não foi uma operação corriqueira que visava apenas a restauração da conexão, crucial para a comunidade, mas também destacou a importância da preservação ambiental e do respeito à fauna urbana em meio aos desafios tecnológicos contemporâneos.